O Absa Bank Moçambique e a consultora Deloitte realizaram esta quarta-feira (05), em Maputo, a segunda edição do Fórum Bancário, sob o lema: “Inovação Sustentável e Confiança Regulatória”, que reuniu líderes do sector bancário, reguladores e especialistas nacionais e internacionais.
O evento teve como objectivo promover o debate sobre o futuro da banca em Moçambique, explorando caminhos inovadores para fortalecer a inclusão financeira, a eficiência operacional e a confiança regulatória, criando um ambiente sustentável e resiliente para o sector e discutir os desafios da transformação digital e as oportunidades para consolidar um sistema financeiro moderno.
Segundo o representante residente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Olamide Harrison, a inclusão financeira deve ser vista como a base para a construção de um sistema financeiro moderno, inclusivo e resiliente.
“A inclusão financeira é onde a inovação começa. É o ponto de partida para expandir o acesso, criar confiança e garantir que as infra-estruturas modernas sirvam todos os cidadãos”, afirmou Harrison, citado pelo Jornal Savana.
O responsável acrescentou ainda que a digitalização dos serviços financeiros “está a transformar o acesso e o uso de produtos bancários em Moçambique e em toda a África”.
Referindo-se a Moçambique, Harrison afirmou que o País vive um momento crucial, com tensões sociais pós-eleitorais a diminuírem, mas com vulnerabilidades fiscais e externas ainda presentes. Apesar disso, destacou progressos notáveis em matéria de inclusão e digitalização financeira.
De acordo com o Relatório de Inclusão Financeira 2024 do Banco de Moçambique, o número de pontos de acesso financeiro aumentou 37%, impulsionado por agentes não bancários e terminais POS.
Ainda assim, o FMI alerta que persistem lacunas entre o acesso e a utilização efectiva dos serviços financeiros, especialmente nas zonas rurais, devido à fraca infra-estrutura e à baixa literacia digital.
“A nova Estratégia Nacional de Inclusão Financeira 2025–2031 reconhece estas realidades e propõe soluções abrangentes, promovendo a digitalização de pagamentos, o uso de QR Codes e a integração de micro-seguros e plataformas interoperáveis”, disse Harrison.
Segundo o Director de compliance do Absa Bank Moçambique, Iuri Khan, o sector bancário moçambicano está de boa saúde e tem mostrado avanços significativos na eficiência e no investimento tecnológico, comparativamente a outros países da região.
“O ambiente da banca está bom. Temos feito progressos notáveis em termos de eficiência e modernização. O desafio agora é expandir o acesso e garantir uma melhor prestação de serviços, sobretudo nas zonas mais recônditas”, afirmou Khan.
 
(Foto DR)

span { width: 5px; height: 5px; background-color: #5b5b5b; }#mailpoet_form_3{border: 0px solid #000000;border-radius: 0px;color: #ffffff;text-align: left;}#mailpoet_form_3 form.mailpoet_form {padding: 0px;}#mailpoet_form_3{width: 100%;}#mailpoet_form_3 .mailpoet_message {margin: 0; padding: 0 20px;}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_validate_success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 input.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 select.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 textarea.parsley-success {color: #00d084}

#mailpoet_form_3 .mailpoet_validate_error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 input.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 select.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 textarea.textarea.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-errors-list {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-required {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-custom-error-message {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_paragraph.last {margin-bottom: 0} @media (max-width: 500px) {#mailpoet_form_3 {background-image: none;}} @media (min-width: 500px) {#mailpoet_form_3 .last .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}} @media (max-width: 500px) {#mailpoet_form_3 .mailpoet_form_column:last-child .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}}
))))>))>

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts