A Anthropic lançou o seu mais recente Large Language Model (LLM), o Claude Sonnet 4.6, depois do Claude Opus 4.6, o modelo premium de Inteligência Artificial da empresa. A nova versão apresenta melhorias na codificação, utilização do computador, raciocínio de longo contexto, planeamento de agentes, trabalho de conhecimento e design.
De acordo com a empresa, o Sonnet 4.6 traz competências de programação significativamente melhoradas para um número ainda maior de utilizadores, com destaque para o seguimento de instruções e desempenho geral, que permitiram que os programadores com acesso antecipado preferissem o Sonnet 4.6 em relação ao seu antecessor.
Além disso, sublinha que o modelo tem uma janela de contexto de um milhão de tokens em beta, com um bom desempenho nos testes internos de segurança, que apresentaram uma baixa tendência a alucinar e a envolver-se em bajulação.
Para os utilizadores gratuitos e Pro, o Claude Sonnett 4.6 já está disponível como o modelo-padrão em Claude.ai e Claude Cowork. A Anthropic também lançou o modelo por meio da sua Interface de Programação de Aplicações (na sigla em inglês, API) e de todas as principais plataformas de nuvem.
Os utilizadores acima mencionados terão as taxas de utilização limitada, que depende da procura actual. Os limites são redefinidos a cada cinco horas. Para quem precisa de limites maiores, o Claude Sonnet 4.6 está ao mesmo preço do modelo anterior: o Claude Pro custa 20 dólares por mês, ou 17 dólares mensais caso o pagamento seja feito anualmente. E através da API, o Claude Sonnet 4.6 tem um modelo de cobrança por utilização: 3 dólares por milhão de tokens de entrada e 15 dólares por milhão de tokens de saída.
Nos testes de benchmark da Anthropic, “o Claude Sonnet 4.6 é o modelo mais poderoso da empresa para análise financeira de agentes e tarefas de escritório e supera concorrentes como o Gemini 3 Pro do Google e o GPT 5.2 da OpenAI.”
Desempenho de referência
ARC-AGI-2: 58,3%;
MMMLU: 89,3%;
HLE (Último Exame da Humanidade): Com ferramentas 49,0%, sem ferramentas 33,2%.
De acordo com o site do Jornal em Destaque, no seu anúncio oficial de lançamento, a Anthropic revelou que muitos programadores com acesso antecipado ao Claude Sonnet 4.6 demonstraram clara preferência pelo novo modelo por considerá-lo, até agora, um dos mais avançados da empresa face ao Claude Opus 4.6.
Painel