a d v e r t i s e m e n tO Presidente da República, Daniel Chapo, acredita que a expansão dos projectos italianos em Moçambique impulsionará o desenvolvimento das comunidades locais. A intervenção foi feita durante uma conferência de imprensa que assinalou o fim da visita de trabalho realizada em Adis Abeba, na Etiópia.

Naquele país, o chefe do Estado participou na 39.ª Conferência Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) e na 35.ª Conferência dos Chefes de Estado e de Governo dos Países Membros do Mecanismo Africano de Revisão de Pares (MARP), assim como na 2.ª Cimeira Itália-África.

De acordo com Chapo, as iniciativas em andamento em África, com destaque para Moçambique, fazem parte do Plano Mattei, uma iniciativa do Governo italiano que estabelece uma cooperação estratégica e sustentável com os países africanos.

“Moçambique é um dos países beneficiados pelo Plano Mattei, que promove a estruturação de projectos como o centro agro-alimentar de Manica. Itália financia também o projecto de fomento ao empreendedorismo jovem. Assim, apelamos por mais programas, especialmente destinados às mulheres”, ressalvou.

O “Plano Mattei”, baptizado em homenagem ao fundador da petrolífera italiana Eni (Enrico Mattei), está estimado em 5,5 mil milhões de euros e visa criar oportunidades em África, entre financiamentos, doações e garantias para empréstimos. 

No ano passado, Itália anunciou um investimento de mais de 253 milhões de euros em projectos de cooperação activos em Moçambique, demonstrando apoio ao novo Governo nas reformas em curso para dinamizar a economia nacional.

A garantia foi dada pelo embaixador italiano em Maputo, Gabriele Annis, que revelou que, só na província de Manica, estão previstos 92 milhões de euros para impulsionar o sector agrícola. Destes, cerca de 35 milhões de euros serão aplicados na criação de um centro agro-alimentar em Chimoio, capital provincial, com o objectivo de transformar a agricultura local numa actividade de carácter industrial.

“Temos uma carteira significativa de projectos em andamento em Moçambique e acreditamos no potencial do País. Itália mantém-se solidária com o Governo e com o sistema empresarial moçambicano para crescermos juntos”, afirmou o diplomata, após um encontro com o Presidente Daniel Chapo.a d v e r t i s e m e n t

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts