a d v e r t i s e m e n tO Presidente da República, Daniel Chapo, reuniu-se neste sábado, 14 de Fevereiro, com o presidente do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), Abdullah Almusaibeeh, para assegurar uma nova etapa de cooperação financeira centrada na resiliência climática e no reforço dos serviços sociais básicos em Moçambique.

Segundo uma publicação da Agência de Informação de Moçambique, o encontro teve lugar em Addis Abeba, na Etiópia, à margem da realização da 39.ª Conferência Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) e da 35.ª Conferência dos Chefes de Estado e de Governo dos Países Membros do Mecanismo Africano de Revisão de Pares (MARP).

Na reunião, as partes analisaram as relações existentes entre o banco e o Estado moçambicano, tendo igualmente delineado estratégias para viabilizar novos investimentos orientados para a melhoria das condições de vida das populações.

Almusaibeeh classificou a conversa como produtiva e assegurou que não existem contenciosos de fundo. “Hoje tivemos um encontro produtivo com sua Daniel Chapo, discutimos questões de interesse entre o BADEA e Moçambique. Na realidade, não existem problemas, apenas alguns desafios que vão ser geridos em conformidade”.

Entre os temas prioritários esteve também a resposta aos impactos dos desastres naturais que têm afectado o País, onde se garantiu a disponibilidade da instituição para mobilizar recursos destinados à reconstrução.

O responsável avançou que as orientações transmitidas pelo chefe do Estado servirão de base para a implementação das iniciativas acordadas, assim como vão ser assegurados os resultados concretos para as comunidades, com especial incidência em infra-estruturas sociais e desenvolvimento local.

“Ouvimos as instruções e vamos trabalhar com base nelas. As nossas equipas técnicas irão reunir-se brevemente para desenvolver várias iniciativas em benefício do povo moçambicano”, destacou.

Abdullah Almusaibeeh afirmou que foram abordadas questões relacionadas com as dívidas antigas, e que houve entendimento mútuo para a regularização das mesmas, e consequente desbloqueamento de novas linhas de crédito, prevendo direccionar financiamentos para áreas consideradas estratégicas.

Em 2024, o Governo aprovou 12 acordos para a implementação de projectos de desenvolvimento, avaliados em 585,9 milhões de dólares. Em termos específicos, do total do valor, 20 milhões de dólares foram disponibilizados pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África, 431 milhões de dólares pelo Banco Mundial (BM) e 134,9 milhões de dólares pelo Banco Africano e Desenvolvimento (BAD).

A verba do BADEA era destinada ao financiamento da iniciativa governamental “Um Distrito, Um Hospital”, enquanto a do BM será destinada para impulsionar os projectos “Estradas Resilientes ao Clima no Norte” e “Corredores de Energia Verde”, bem como para a revitalização dos serviços distritais e comunitários de saúde.a d v e r t i s e m e n t

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts