a d v e r t i s e m e n tA saúde económica, a dinâmica do comércio e a estabilidade financeira (entre outros factores) continuam a ser determinantes críticos do desempenho das moedas. A moeda mais transaccionada na América do Norte, e no mundo, é o dólar norte-americano (USD) que regista um volume médio diário de transacções de 8,56 biliões de dólares.

Na Europa, o euro (EUR) ocupa o primeiro lugar, com um volume médio diário de 2,77 biliões de dólares. Outras moedas regionais de referência incluem o iene japonês (Ásia Oriental e Pacífico), o peso mexicano (América Latina e Caraíbas), a rupia indiana (Ásia do Sul), o dirham dos Emirados Árabes Unidos (Médio Oriente e Norte de África) e o rand sul-africano (África Subsaariana).

Que moedas ganharam terreno em 2025?

Após um 2024 difícil, a maioria das principais moedas recuperou em 2025, registando ganhos face ao dólar norte-americano. Os desempenhos mais fortes foram os do peso mexicano, que avançou 15,3%, e do rand sul-africano, em alta de 13,5%. O euro também protagonizou uma recuperação significativa, subindo 13,0%, apoiado pelo abrandamento das pressões inflacionistas e por melhores expectativas de crescimento.

Este gráfico ilustra o desempenho em 2025 das moedas mais transaccionadas por região, oferecendo um retrato geral da saúde de algumas das moedas mais influentes do mundo.a d v e r t i s e m e n t

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts