A empresa iRobot, mais conhecida pelos aspiradores robôs Roomba, declarou oficialmente falência após anos de dificuldades financeiras e até de uma aquisição falhada pela Amazon.

Em comunicado oficial, a empresa adianta que os ativos da iRobot foram vendidos à chinesa Picea Robotics e que é hoje em dia a principal fornecedora de componentes para os aspiradores Roomba. O negócio deverá ser concluído em fevereiro de 2026.
Significa isto que, apesar da declaração de falência, a iRobot deverá continuar a operar normalmente e os detentores de aspiradores Roomba continuarão a encontrar peças e componentes para os seus equipamentos. A própria empresa indica que não tem “previsão de interrupção na funcionalidade da aplicação, programas de clientes, parceiros globais, relações com a cadeia de abastecimento ou suporte de produto”.
“A Picea Robotics vai receber 100% da participação de capital da empresa, o que permitirá reduzir o endividamento e possibilitará à iRobot continuar a operar, prosseguindo o plano de desenvolvimento de produtos e manter a sua presença global”, pode ler-se ainda no comunicado da iRobot.
Serve recordar que a iRobot está sediada no estado de Massachusetts, nos EUA, e foi fundada em 1990, com o lançamento do primeiro modelo do Roomba em 2002 a ter ajudado a empresa a distinguir-se das demais empresas neste segmento e fazer desta marca um sinónimo de toda a categoria.
Serve notar que o negócio entre a iRobot e a Picea Robotics ainda terá de ser aprovado em tribunal, mas o CEO Gary Cohen está confiante no que o negócio representará para a empresa de aspiradores robô.
“O anúncio de hoje marca um momento pivotal em assegurar o futuro a longo-prazo da iRobot”, afirmou Cohen. “A transação vai fortalecer a nossa posição financeira e ajudará a oferecer continuidade aos nossos consumidores, clientes e parceiros”.
 

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts