
O cientista computacional Geoffrey Hinton – conhecido também como “Padrinho da Inteligência Artificial” devido ao seu trabalho na área – acredita que em 2026 haverá uma nova onda de despedimentos relacionada com a maior adoção de ferramentas de Inteligência Artificial.
Em entrevista com a CNN, Hinton afirma que a Inteligência Artificial terá “capacidade para eliminar muitos, muitos empregos” já no próximo ano.
“(Em 2026) vamos ver a Inteligência Artificial tornar-se ainda melhor. Já é extremamente boa”, afirmou Hinton de acordo com o Business Insider. “Já é capaz de substituir empregos em call centers, mas será capaz de substituir muitos outros empregos”.
À medida que a Inteligência Artificial chega a cada vez mais áreas das nossas vidas, sugerimos que aproveite para ver uns filmes sobre o tema que são obrigatórios para perceber as implicações desta tecnologia.
Miguel Patinha Dias | 08:04 – 28/12/2025
O cientista computacional advertiu ainda que, no futuro próximo, as ferramentas de Inteligência Artificial podem colocar em risco mais empregos de escritório.
“A cada sete meses ou algo como isso, (a Inteligência Artificial) consegue realizar tarefas que são duas vezes mais longas”, explicou Hinton. “Em alguns anos, será capaz de fazer projetos de engenharia de software para os quais seriam necessários meses e não exigirá muitas pessoas”.
Leia Também: Nova vaga dentro da OpenAI paga mais de 470 mil euros por ano
Painel