
Em 2026 veremos com certeza mais empresas a anunciarem os seus próprios robôs e, entre os que já se encontram entre nós, o G1 da chinesa Unitree anunciado em 2024 é um dos que tem gerado mais atenções – sobretudo pelo divertido vídeo que pode ver acima.
O vídeo em questão mostra um humano a treinar um robô G1 com recurso a imitação de movimentos. O humano, vestido com um fato de captura de movimentos, ensina o G1 a imitar os seus movimentos que, neste caso, se tratavam de artes marciais.
Pois bem, bastou um pequeno atraso técnico na receção da informação do robô para um pontapé atingir o humano numa zona mais sensível – com o robô a até imitar a expressão de dor do corpo do teleoperador.
A iniciativa foi levada a cabo pela empresa chinesa de robótica AgiBot e teve lugar entre os dias 10 e 13 de novembro. O robô A2 conseguiu caminhar por mais de 106km, com os responsáveis a trocarem baterias durante o processo.
Miguel Patinha Dias | 09:01 – 28/11/2025
O vídeo tornou-se viral e em si é um lembrete de que treinar estes robôs deve ser feito com cuidado e atenção, com a UniTree a já ter comunicado ao site Global Times que este programa de treino não foi conduzida em nome próprio e sim por clientes que compraram um robô à empresa.
Recordar que o G1 foi colocado à venda pela Unitree no começo de 2025 com um preço a rondar os 11 mil euros, com o robô a ter ficado disponível para instituições de investigação, universidades e também empresas de Inteligência Artificial.
Leia Também: LG vai apresentar em breve robô para ajudar em tarefas de casa
Painel