Bartolomeu Jussa, jovem moçambicano de 20 anos, da cidade da Beira, criou um “Aparelho Ciberfísico de Prevenção de Risco”, um sistema inteligente que promete revolucionar a segurança em diversos sectores críticos do País.

O novo sistema inteligente, segundo Jussa, citado pela televisão Miramar, actua na monitorização e identificação de perigos em tempo real, em locais como estradas, estaleiros de obras, unidades fabris e outros espaços de elevada sensibilidade, permitindo uma intervenção preventiva antes da ocorrência de qualquer incidente.

Segundo as especificações técnicas apresentadas, o sistema revela uma elevada capacidade operacional para:

Detectar situações de perigo: identifica automaticamente o desvio de faixa de rodagem, o uso incorrecto de equipamentos de protecção individual (EPI) e outros comportamentos de risco;

Analisar dados em tempo real: processa a informação instantaneamente para avaliar o nível de ameaça;

Emitir alertas automáticos: o aparelho acciona avisos sonoros, por voz ou sinais luminosos, orientando o utilizador a corrigir o erro de forma imediata.

Com esta inovação, o jovem procura reafirmar o seu potencial na área da engenharia e da inovação, apresentando soluções práticas para problemas que afectam a segurança pública e laboral em Moçambique.

De acordo com a mesma fonte, Bartomeu Jussa ganhou notoriedade em Junho do ano passado, ao apresentar um dispositivo anti-sequestro, um sistema de comunicação de telemóvel por gestos. Trata-se de uma iniciativa com grande potencial de impacto social e económico com uma contribuição inovadora na área da tecnologia.

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts