
O Instituto da Segurança Social (ISS) informou que já disponibiliza no seu site um Simulador de Complemento de Pensão, que “permite ter uma perspetiva do valor do complemento de pensão, ao aderir ao Regime Público de Capitalização – Certificados de Reforma (RPC)”.
O que é o Complemento de Pensão?
De acordo com a Segurança Social, “este regime, de adesão voluntária e individual, possibilita que cada pessoa faça contribuições adicionais durante a vida ativa, permitindo assim ter um complemento extra mensal na reforma”.
Na prática, “esses valores são aplicados num fundo próprio e convertidos em Certificados de Reforma, cujo montante acumulado só pode ser levantado quando a pessoa atingir a idade da reforma ou em situações de invalidez absoluta”.
Como se calculam as contribuições?
Ora, “as contribuições são calculadas com base na remuneração declarada e numa taxa escolhida pelo aderente”, sendo que “as opções disponíveis são de 2%, 4% ou 6%”.
“Esta última aplica-se a pessoas com 50 anos ou mais ou se estiver inscrito como profissional da área da cultura. A base de incidência é atualizada todos os anos, em janeiro, de acordo com os salários registados no ano anterior”, pode ler-se ainda no comunicado divulgado pela Segurança Social.
O ISS explica como aderir ao RPC ou fazer a simulação:
No Portal da Segurança Social, no menu “Trabalho”, aceda a “Reforma e Invalidez”
Selecione “Regime Público de Capitalização – Certificados de Reforma”
Selecione “Continuar para ações” e, de seguida, “Aderir aos Certificados de Reforma”
Preencha os elementos solicitados
Direito de opção
A Segurança Social alerta ainda que o “valor acumulado em Certificados de Reforma só pode ser resgatado quando tiver direito à pensão ou aposentação por velhice ou por invalidez absoluta”.
“No mês seguinte ao de início da atribuição da pensão ou da aposentação, pode registar a sua opção quanto à forma de receber o capital que acumulou, através do Portal da Segurança Social, de forma fácil e rápida”, pode ler-se no site do organismo público.
Se é pensionista da Segurança Social:
No Portal da Segurança Social, no menu “Trabalho”, aceda a “Reforma e Invalidez”
Selecione “Regime Público de Capitalização – Certificados de Reforma”
Selecione “Continuar para ações” e, de seguida, “Consultar adesão aos Certificados de Reforma”
Clique em “Registar direito de opção”. Visualize as opções que tem para utilização do capital acumulado
Clique em “Avançar para registo” e, de seguida, em “Confirmar registo”
A Segurança Social explica ainda que “esta medida insere-se no programa de transição digital da Segurança Social, no âmbito do PRR, reforçando o compromisso com uma Administração Pública mais próxima, simples e eficaz no relacionamento com os cidadãos”.
O calendário de pagamentos de dezembro já foi divulgado pela Segurança Social. Ao conhecer as datas fica a saber quando é que vai receber os subsídios sociais, o que pode ajudar a planear melhor o seu orçamento familiar no mês que está pela frente.
Beatriz Vasconcelos | 09:18 – 01/12/2025
Leia Também: ASF vai fiscalizar políticas ambientais para travar “greenwashing”
Painel