A Spacex corre o risco de perder o seu contrato com a NASA para levar os primeiros astronautas até à Lua desde 1972 – um feito que está previsto com a missão Artemis III da agência espacial norte-americana.

O atual responsável pela liderança da NASA, Sean Duffy, anunciou a abertura do contrato a mais empresas, notando que a SpaceX está atrasada no desenvolvimento do foguetão Starship e que o objetivo da administração é chegar à Lua no atual mandato de Trump.
“Adoro a SpaceX, é uma grande empresa. O problema é que estão atrasos. Adiaram os prazo e nós estamos numa corrida contra a China”, afirmou Sean Duffy em declarações feitas à CNBC. “O presidente e eu queremos chegar à Lua neste mandato, por isso vou abrir o contrato. Vou deixar as outras empresas competirem com a SpaceX, como a Blue Origin”.
Serve recordar que, como parte do contrato assinado com a NASA há quatro anos, a SpaceX participará na missão Artemis III com o foguetão Starship para transportar a cápsula Orion – com os astronautas no interior – para pousar na superfície da Lua.
Após estas declarações do administrador da NASA, o dono da Spacex, Elon Musk, partilhou na rede social X a sua reação, afirmando que a rival Blue Origin “nunca transportou uma carga para a órbita (da Terra), quanto mais para a Lua”.
“Comparando com o resto da indústria espacial, a SpaceX está a avançar como um relâmpago”, escreveu Musk em outra publicação. “Além disso, o Starship acabará por fazer toda a missão lunar. Escrevam o que vos digo”.

Blue Origin has never delivered a payload to orbit, let alone the Moon
— Elon Musk (@elonmusk) October 20, 2025


They won’t. SpaceX is moving like lightning compared to the rest of the space industry. Moreover, Starship will end up doing the whole Moon mission. Mark my words.
— Elon Musk (@elonmusk) October 20, 2025

Leia Também: SpaceX já lançou mais de 10 mil satélites para o Espaço

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts