O Secretário de Estado da Indústria e Comércio de Moçambique, António Grispos, que a verdadeira riqueza africana não está apenas nos seus recursos naturais, mas também na sua capacidade de transformá-los em desenvolvimento real e partilhado.
Grispos, que defendeu esta asserção durante o recém-terminado Fórum Turquia-África, apontou as parcerias estratégicas, inclusão social e industrialização como caminhos para um novo modelo de crescimento africano.
“Temos 60% das terras aráveis do mundo, reservas significativas de minerais, gás e energia renovável. Por isso, não se questiona se somos ricos. É se somos capazes de transformar essa riqueza e em oportunidades concretas para os nossos povos”, disse Grispos, a AIM, a margem de um painel que discutiu Energia e Mineração para um Crescimento Sustentável de África, no qual o país participou.
Segundo o dirigente moçambicano, o continente africano carrega o peso de décadas de exploração baseada na exportação de matéria-prima bruta e na importação de produtos industrializados.
“É um ciclo que precisamos romper”, defendeu, enfatizando a necessidade urgente de valorizar localmente os recursos extraídos, com foco em cadeias de valor regionais e inovação tecnológica.
Grispos lembrou que mais de 600 milhões de africanos ainda vivem sem acesso à electricidade, lembrando que  há jovens que não podem estudar à noite, agricultores que perdem suas colheitas e pequenas empresas que não conseguem crescer. “Isso não é apenas um número. É um grito de urgência”, frisou.
Para enfrentar desafio, propôs um modelo de transição energética equilibrado, combinando investimentos em gás natural como fonte transitória e o impulso a energias renováveis. “Em Moçambique, estamos conectando comunidades rurais às redes modernas de energia. Queremos um sistema energético inclusivo, sustentável e capaz de impulsionar a transformação industrial”, vincou.
O sector mineiro, segundo Grispos, continua sendo uma das maiores potencialidades e também um dos maiores riscos de desperdício do continente africano. “Por muito tempo exportamos minerais e importamos produtos manufacturados. Isso tem de mudar. O futuro está na transformação local, na inovação e na criação de empregos em solo africano”, disse.
Lembrou que África possui mais de 30% das reservas globais de minerais essenciais para a transição energética, como lítio, grafite e cobalto, mas isso exige transferência de tecnologia, governação responsável e parcerias verdadeiras para transformar o potencial.
Apelou a parcerias baseadas na equidade, em vez de exploração. “Queremos investidores que fiquem, que construam connosco, que criem indústrias e centros de pesquisa. Que façam parte do crescimento africano, e não apenas da extracção”, alertou.
Destacou o papel da Zona de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA) como a grande alavanca para essa transformação, um mercado integrado de 1,4 bilhão de pessoas, com mais de três triliões de dólares de PIB combinado.
“É neste contexto que devemos desenvolver cadeias de valor energéticas e mineiras integradas e competitivas”, salientou. (TextoːAIM)

span { width: 5px; height: 5px; background-color: #5b5b5b; }#mailpoet_form_3{border: 0px solid #000000;border-radius: 0px;color: #ffffff;text-align: left;}#mailpoet_form_3 form.mailpoet_form {padding: 0px;}#mailpoet_form_3{width: 100%;}#mailpoet_form_3 .mailpoet_message {margin: 0; padding: 0 20px;}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_validate_success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 input.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 select.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 textarea.parsley-success {color: #00d084}

#mailpoet_form_3 .mailpoet_validate_error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 input.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 select.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 textarea.textarea.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-errors-list {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-required {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-custom-error-message {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_paragraph.last {margin-bottom: 0} @media (max-width: 500px) {#mailpoet_form_3 {background-image: none;}} @media (min-width: 500px) {#mailpoet_form_3 .last .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}} @media (max-width: 500px) {#mailpoet_form_3 .mailpoet_form_column:last-child .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}}
))))>))>

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts