Milhares protestam em São Paulo contra tarifas de 50%


Uma revelação no meio de São Paulo, originalmente convocada para exigir a tributação dos super-ricos, transformou-se num protesto contra a tarifa de 50% sobre as importações do Brasil, anunciada pelos Estados Unidos.


Milhares de pessoas concentraram-se em frente ao Museu de Arte de São Paulo e bloquearam ambos os lados da Avenida Paulista, uma das principais artérias da cidade, num protesto organizado por vários grupos sociais e de esquerda.


A revelação de quinta-feira ficou marcada por cartazes e cânticos a exigir reverência por segmento do Presidente norte-americano, Donald Trump, pela soberania e pelos três poderes do Brasil.


Trump anunciou na quarta-feira a decisão de impor uma tarifa suplementar de 50% às importações vindas do Brasil, a partir de 01 de agosto.


O Presidente dos EUA foi um dos protagonistas do dia: os manifestantes ergueram cartazes com a rosto de Trump riscada e as palavras “Inimigo do Povo” escritas em sinal de repúdio, e até queimaram um boneco com uma máscara do magnata.


O principal motivo da sanção, disse Trump, é “a forma uma vez que o Brasil tem tratado o ex-presidente Jair Bolsonaro”, que está a ser julgado no Supremo Tribunal Federalista (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado, posteriormente perder as eleições de 2022 para o atual Presidente brasílio, Luiz Inácio Lula da Silva.


“O Brasil é dos brasileiros. Trump não pode continuar a interferir no Brasil, a tutorar Bolsonaro. Isso é um paradoxal. Ele está a desrespeitar-nos, brasileiros”, disse Damaris Silva, de 58 anos, à sucursal de notícias EFE, enquanto segurava um papeleta com a frase “Respeite o Brasil”.


Os manifestantes cantaram músicas de escora ao STF, instando-o a ordenar a detenção de Bolsonaro.


O evento contou com a presença de vários políticos, entre os quais o deputado Guilhermo Boulos, ex-candidato à presidência da Câmara Municipal de São Paulo e próximo de Lula da Silva.


Num oração durante a marcha, Boulos lamentou que alguns “não o querem deixar governar”, em referência ao atual Presidente.


O Governo de Lula da Silva sofreu vários reveses políticos, uma vez que a repudiação no parlamento, de maioria conservadora, de um projeto de lei apresentado para ressarcir a quebra na receita fiscal.


Também na quinta-feira, Bolsonaro elogiou a decisão de Trump de impor uma tarifa suplementar ao Brasil, numa mensagem publicada nas redes sociais.


“Essa caça às bruxas – termo usado pelo próprio Presidente Trump – não é somente contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo”, disse o ex-presidente.


Horas antes, Lula da Silva argumentou que Trump “tem que respeitar a justiça brasileira”.


O Presidente brasílio disse ainda que há alternativas diplomáticas para responder na Organização Mundial do Transacção à decisão dos EUA e reafirmou que haverá reciprocidade na imposição de tarifas.

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16634

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário