
PRR: Sétimo pedido de pagamento tem o valor de 1.064 milhões de euros – Lusa
O sétimo pedido de pagamento do Projecto de Recuperação e Resiliência (PRR), que Portugal submeteu a Bruxelas esta quinta-feira, tem o valor de 1.064 milhões de euros, descontando o pré-financiamento.
“O 7.º pedido de pagamento corresponde a um montante bruto de 1.209 milhões de euros”, revelou uma ‘newsletter’ da Estrutura de Missão Restaurar Portugal, criada para negociar e monitorizar a realização do PRR.
Mas, aos pedidos de pagamento são deduzidos os valores do pré-financiamento, ficando assim o valor líquido do sétimo pedido nos 1.064 milhões de euros.
Portugal submeteu, na quinta-feira, a Bruxelas o sétimo pedido de pagamento do PRR, que inclui 21 marcos e metas respeitantes a investimentos e seis a reformas.
Estes abrangem componentes uma vez que saúde, capitalização e inovação, florestas, qualidade e sustentabilidade das finanças públicas, escola do dedo, habitação, qualificação e competências, mar, gestão pública mais eficiente, respostas sociais, infraestruturas, hidrogénio e renováveis.
Por exemplo, na componente da saúde está previsto o investimento na introdução de consultas de telemedicina no Serviço Regional dos Açores, enquanto a reforma prevê o aumento da capacidade de resposta na hospitalização domiciliária.
Já em material de habitação, o investimento antecipa a assinatura de mais de 500 acordos de financiamento para alojamentos de emergência e de transição.
Com a submissão dos 27 marcos e metas deste sétimo pedido de pagamento, a taxa de realização do PRR, das quais término está agendado para meados de 2026, sobe para 47%.
De entendimento com a Estrutura de Missão, o oitavo pedido de pagamento vai ser submetido ainda nascente ano.
Já para o próximo ano está planeada a apresentação dos últimos dois pedidos de pagamento.
O último desembolso deverá ser pago pela Percentagem Europeia nos últimos dias de 2026, “permitindo que em 2027 ainda seja um ano de significativos pagamentos aos beneficiários finais”.
O PRR, que tem um período de realização até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do prolongamento poupado.
Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, nascente projecto tem o propósito de estribar investimentos e gerar tarefa.