
Cinco Motivos Para Não Ignorar o LinkedIn, Mesmo Quando Está Empregado • Quotidiano Poupado
Deixar o LinkedIn de lado até sentir-se infeliz no trabalho — ou, pior ainda, permanecer desempregado — pode custar custoso. A plataforma vai muito além de pesquisar por vagas: é uma vitrina profissional.
A seguir, veja cinco razões pelas quais manter o seu perfil activo e actualizado faz toda a diferença, mesmo quando está feliz com o seu serviço moderno.
As pessoas estão sempre de olho no seu perfil online
Antes de ser contratado para trabalhar numa empresa, é muito provável que se faça uma pesquisa do seu nome no Google, e o LinkedIn costuma ser o primeiro resultado.
Se o seu perfil estiver desactualizado ou parecer que “se acha bom demais para se importar com isso”, a mensagem que passa é a errada. Um perfil muito zelo garante que esteja sempre a deixar a melhor primeira sentimento provável.
O networking funciona melhor quando ainda está empregado
O LinkedIn não é só uma vitrina para quem está a procura de serviço. É um espaço para trocar ideias, fazer conexões e furar portas. E quanto antes estrear a erigir essas relações, maiores as probabilidades de desenredar boas oportunidades, parcerias ou projectos quando surgirem.
Se só aparece por lá quando precisa de alguma coisa, as pessoas percebem, e isso pode toar forçado ou oportunista. Quando alguém sente que só se conecta por interesse, a tendência é de afastar-se.
Antes de ser contratado para trabalhar numa empresa, é muito provável que se faça uma pesquisa do seu nome no Google, e o LinkedIn costuma ser o primeiro resultado
Algumas vagas não são anunciadas, mas estão no LinkedIn
Muitos recrutadores usam o LinkedIn para procurar profissionais de forma discreta, sem vulgarizar as vagas publicamente. Se o seu perfil estiver activo, completo e fácil de encontrar, pode ser abordado para oportunidades que nem imaginava que existiam.
Se só actualiza o seu perfil quando está desesperado, acaba por perder essas oportunidades “fora do radar”, que, muitas vezes, são justamente as mais interessantes.
O LindkedIn é uma forma de erigir a sua imagem (quer perceba ou não)
Partilhar ideias, comentar notícias da sua superfície ou publicar conteúdos relevantes ajuda a estar em destaque. Ao contribuir de forma consistente, mostra para o algoritmo — e para a sua rede — que está presente, engajado e tem alguma coisa a proferir.
Essa visibilidade vai muito além de ofertas de serviço: pode render convites para palestras, consultorias, colaborações e projectos que valorizam a sua expertise.
Estar activo é a melhor forma de manter-se relevante
O LinkedIn não é só um espaço para comemorar conquistas, é também uma plataforma para concordar pessoas da sua rede, que merecem visibilidade e, evidente, para aprender continuamente.
Por lá, pode fazer cursos, escoltar tendências do seu sector e manter as suas habilidades afiadas. Estar presente e engajado mostra que está em manente evolução, e que faz questão de tornar esse propagação visível. Isso tem valor em qualquer lanço da sua curso.
Manadeira: Forbes Brasil