Tudo em dia? É mal vê quanto já descontou para a Segurança Social

Quantos descontos para a Segurança Social já fez? Durante quantos anos? Quais são os valores em justificação? Qual é a sua curso contributiva? Saiba que já é provável consultar estes dados através do site da Segurança Social Direta, conforme o Notícias ao Minuto lhe deu conta quando a funcionalidade ficou disponível. 
 
“A informação da sua curso contributiva encontra-se disponível para consulta na Segurança Social Direta. Aí encontra informação detalhada por períodos de curso, podendo desta forma confirmar se todos os períodos se encontram devidamente registados”, pode ler-se no site do Instituto da Segurança Social (ISS). 
De sublinhar que as contribuições para a Segurança Social são importantes porque determinam a atribuição e o cômputo das pensões e de algumas prestações sociais, porquê o subvenção de desemprego e o subvenção de doença, por exemplo.
É importante, por isso, que não existam erros – e deve confirmar esta informação periodicamente. 

Em justificação está um simulador da Segurança Social que “considera para o cômputo mais de 40 prestações, apresentando ainda informação suplementar sobre prestações para casos especiais”. Explicamos porquê funciona.
Beatriz Vasconcelos | 13:18 – 23/06/2025

Passo a passo: Porquê consultar
Para obter a enunciação sobre a sua curso contributiva deve seguir estes passos:
Aquiescer ao site da Segurança Social Direta -> selecionar o menu ‘Tarefa’ -> ‘Remunerações’ -> ‘Curso contributiva’ -> ‘Consultar’.
“Continuamos a trabalhar para uma Segurança Social mais próxima e mais simples para todos os cidadãos e empresas”, adiantou, também na fundura, o ISS.
Entretanto, num vídeo partilhado nas redes sociais, a Segurança Social também explica porquê obter o documento: “Precisa de obter uma enunciação sobre a sua curso contributiva? Saiba porquê pode obter uma enunciação com os seus descontos para a Segurança Social de forma simples e rápida”. 

O que fazer se verificar remunerações em falta?
Se ao consultar a enunciação verificar que há contribuições em falta, “deve contactar de súbito a Segurança Social para perceber o motivo”, revela o portal de literacia financeira EI.
“Se não se tratar de um erro informático, o mais evidente é ter sido mira de uma fraude. Para saber porquê agir, exponha a situação à Domínio para as Condições do Trabalho (ACT)”, acrescenta o mesmo portal.
O EI recomenda que verifique e confirme estas informações com regularidade: “Só assim poderá detetar atempadamente eventuais erros ou até mesmo burlas e atuar em conformidade”.
“No portal da Segurança Social Direta, pode permanecer a saber se está tudo muito com as suas contribuições para a Segurança Social. Basta consultar o seu histórico de remunerações. Se não faltar nenhuma remuneração, significa que as suas contribuições para a Segurança Social estão em ordem”, explica. 

O número de beneficiários de prestações de desemprego subiu 2% em maio, face ao período homólogo, mas caiu 4,3%, face a abril, para 187.654, segundo a síntese estatística da Segurança Social hoje divulgada.
Lusa | 15:54 – 20/06/2025

Leia Também: Bolsas europeias abrem em subida depois Israel confirmar cessar-fogo

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16867

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário