Índia Absorveu 18% Das Exportações no Valor 1,4 Milénio Milhões de Dólares em 2024. Gás e Carvão Lideram • Quotidiano Poupado
O relatório anual da Balança de Pagamentos, divulgado no site do Banco de Moçambique (BdM), indica que a Índia se consolidou porquê o principal orientação das exportações moçambicanas durante o ano de 2024, representando 18% do totalidade das vendas externas do País, no valor de 1,4 milénio milhões de dólares.
De combinação com o documento consultado pelo Quotidiano Poupado, os principais produtos exportados para aquele país foram o gás procedente e carvão mineral, seguidos de legumes secos e castanha de caju.
A China surge em segundo lugar na lista de principais compradores, no valor de 1,3 milénio milhões de dólares. Entre os produtos vendidos ao mercado chinês destaca-se o gás procedente, sementes e frutos oleaginosos, areias pesadas e carvão.
Por sua vez, o BdM revela que a África do Sul foi o terceiro país que absorveu mais produtos com uma participação de 15% no totalidade das exportações. As suas aquisições totalizaram 1,2 milénio milhões de dólares, com destaque para o gás procedente, força eléctrica, carvão e banana.
Entretanto, Singapura aparece em quarto lugar. O montante exportado para nascente país fixou-se em 715 milhões de dólares (representando uma quota de 9%), destacando-se produtos porquê barras de alumínio, gás procedente, tabaco e sementes.
O relatório descreve que a Coreia do Sul foi o quinto maior orientação das exportações, com uma sucção de 406 milhões de dólares. Os principais produtos adquiridos foram o carvão, gás procedente e tabaco.
Ao todo, as exportações de bens totalizaram, em 2024, um totalidade de 8,2 milénio milhões de dólares, o equivalente a 37,2% do Resultado Interno Bruto (PIB), representando uma redução de 1% em relação ao ano de 2023. No ano pretérito, houve uma queda das exportações da economia tradicional em 5%, num cenário onde as exportações dos grandes projectos (dominados pela indústria extractiva) registaram um ligeiro aumento de 0,5%.
“A redução das exportações da economia tradicional, de murado de 96 milhões de dólares, deveu-se, essencialmente, à subtracção das vendas de rubis, no valor de 153 milhões de dólares, porquê resultado do efeito conjugado de vários factores, porquê a subtracção da qualidade do rubi, com impacto no preço do leilão; e a tensão pós-eleitoral, que condicionou a produção”, esclarece o relatório.
Texto: Cleusia Chirindza