PIB homólogo da zona euro cresce até março e Portugal tem 3.º maior recuo em masmorra

Na conferência com o mesmo trimestre de 2024, entre janeiro e março, o incremento do Resultado Interno Bruto (PIB) da zona euro acelerou para os 1,5%, depois de ter aumentado 1,2% do trimestre anterior.
 
Na UE, de tratado com o serviço estatístico europeu, o PIB avançou 1,6% na variação anual, face aos 1,4% do período anterior.
Na conferência em masmorra, o PIB da zona euro e da UE cresceram ambos 0,6%, depois de, respetivamente, ter aumentado, 0,3% e 0,4% no quarto trimestre de 2024.
Na variação homóloga, entre janeiro e março, a Irlanda (21,1%), Polónia (3,7%) e Dinamarca (3,6%) foram os países cujas economias mais avançaram, por contraste com a Eslovénia (-0,8%), Áustria, Hungria e Luxemburgo (-0,4%) e Letónia (-0,3%), que registaram recuos.
O incremento homólogo do PIB de Portugal foi de 1,6%, um abrandecimento face ao de 2,8% registado no quarto trimestre de 2024.
A Irlanda (9,7%) registou o maior aumento em masmorra do PIB, seguida de Mamparra (2,1%) e Chipre (1,3%).
Já os maiores decréscimos face ao trimestre anterior foram observados no Luxemburgo (-1,0%), na Eslovénia (-0,8%), na Dinamarca e em Portugal (ambos -0,5%).
O Eurostat indica ainda, no mesmo boletim, que o ofício aumentou 0,7% na espaço do euro e 0,4% na UE na variação homóloga, inferior dos 0,8% e 0,6%, respetivamente, do período anterior.
Na conferência trimestral, nos primeiros três meses do ano, o ofício subiu 0,2% na espaço do euro e manteve-se seguro no conjunto dos 27 Estados-membros, depois de ter aumentado 0,1% e 0,2% entre outubro e dezembro de 2024.
Leia Também: Portugal vai investir 2% em Resguardo, “se provável já leste ano”

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 17002

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário