
BCI Premeia Onésia Muholove Como “Melhor Voz Feminina” no Ngoma Moçambique 2024 • Diário Económico
A 37.ª edição do Ngoma Moçambique, realizada na passada sexta-feira (14), em Maputo, celebrou os talentos da música moçambicana com a entrega dos prémios aos vencedores do concurso. O evento, promovido anualmente pela Rádio Moçambique, contou, mais uma vez, com o apoio do Banco Comercial e de Investimentos (BCI), que patrocinou o prémio de “Melhor Voz Feminina”, atribuído à artista Onésia Muholove.
O prémio foi entregue pelo presidente da Comissão Executiva (PEC) do BCI, Francisco Costa, que reafirmou o compromisso do banco em continuar a apoiar a cultura moçambicana, destacando a importância de valorizar não só os artistas consagrados, mas também os novos talentos. “Este projecto cria uma dinâmica para o surgimento de novos artistas em Moçambique, razão pela qual a empresa aderiu muito cedo a este programa, com vista a uma maior promoção da cultura nacional”, disse. O apoio à cultura é um dos pilares da actividade do BCI, com o objectivo de participar activamente no desenvolvimento sustentável de Moçambique.
O BCI tem sido um parceiro constante deste programa, a maior parada musical de Moçambique, que se tem afirmado como um instrumento fundamental na promoção da música moçambicana e na visibilidade dos artistas nacionais. Este é o já o 17.º ano consecutivo que o banco colabora com a Rádio Moçambique, através da Ngoma, na promoção da música, cultura e identidade do povo.
Segundo um comunicado do BCI, a iniciativa contribui para a preservação, valorização e divulgação do melhor da música moçambicana, e cria condições favoráveis para a identificação e surgimento de novos talentos.
A edição de 2024 do Ngoma Moçambique incluiu as seguintes categorias de prémios: Melhor Canção, Canção Mais Votada, Melhor Voz (Masculina e Feminina), Prémio Carreira e Prémio Revelação.